domingo, 2 de novembro de 2008

Você diante de si mesmo...

Agora é a sua vez de olhar-se no espelho, de olhar-se por dentro. Faça-o sem preconceitos. Não tenha medo e seja franco. Quem, de fato, é você?
Quem é você que se coloca diante do mundo, dos pais e diante dos outros onde ajuda, destrói, fala bem, desafia, constrói, disputa, corrige, derruba, condena, opina, não sabe perder, exige, ama, engana, mente, quer ter a ultima palavra, é fraco, fere, abranda, eleva, abusa, usa, torna objeto e enobrece?
Diante dos outros, como eu sou? Filho, irmão, amigo, exigente, aluno, operário, trabalhador, chato, simpático, intolerável, amigável, cordial? Aceito-me como único, diferente e co – responsável por tudo que acontece? Aceito o meu corpo, meu jeito, minha história, meus acertos e fracassos? Tenho opinião própria eu vivo imitando os outros?
O que significa para você o professor(a), o irmão(ã), o namorado(a), o pai a mãe, as garotas, os garotos, os amigos(as), as crianças, o vizinho, o padre, o farmacêutico, o mendigo, o lixeiro, o velho, os deficentes físicos, os doentes, a família...?
O que mais observa nos outros? Você os valoriza como são, ou só conhece seus defeitos? Você não tem mesmo preconceitos contra ninguém?
Voce pode contar no dedo as pessoas que você ajudou desinterressadamente? Acredita que a felicidade existe? Acredita no amor, no casamento, na boa vontade dos outros, na religião, em dias melhores para todos? Você acredita em você mesmo?
Nascemos para dialogar, para amar, criar comunhão...Diante dessa consciência, você pode dizer, com toda honestidade, que está valendo a pena a sua vida? Ou sua vida está passando em sua frente como um filme que você assiste esquecendo-se de ser uma personagem ativa? Ou você vive à sua vida com um torcedor que assiste passivamente à vida que passa? Por que não vestir a camisa e suar por uma causa maior e fazer a vida acontecer?

“viver é sentir a beleza na luta e estar insatisfeito na acomodação.”

Li este texto a alguns anos atrás, me levou a fazer algumas reflexões sobre a minha vida, rever minhas ações, reconhecer os meus erros e minhas limitações.
As pessoas precisam aproveitar mais a capacidade que elas tem pra amar, portanto vamos aproveitar as nossas vidas e fazer delas algo bonito e realizador.
Valeu!!!

4 comentários:

Marinho disse...

não é preciso ter medo...

Ricardo T. D'Almeida disse...

e o bom disso tudo é que nunca é tarde pra dar esse mergulho pra fora (ou seria pra dentro) da caverna. e nessa dialética, os amigos e amores nos trazem mas vida do que dores. sendo que as dores tambem nos trazem vida entendida dentro do conceito de que tudo é válido.
valeu meu amigo!!

Raí Pereira disse...

Cara....maravilhoso...valeu mesmo..
Tava fuçando blogueiros com filmes em comum e cai aqui...
Abraços

Weyzinha disse...

Esse Texto é o texto....!
temm palavras q nos toca la dentro, pois a 1º vez eu eu vi esse texto foi em uma renião do EJC..e cada palavra desse texto me fez REFLETIR.. o qnto agnte só quer q os outros façaa oq é bom pra gnte,com oq nos agrade, agora ñ pessamos se isso ta senod bom pra a pessoa,si estamos ajundando ella ou ñ,temos Algo q poriamos pará i deixa de lado q é o "EGOSIMO"....+ um diaa cada um de nós vamos nos superar...+ para isso,temos q esta despostas as dificuldades...pq ninguem Perfeito... Fiquem com Deus! Boa noite!